8 cidades que fazem parte do Caminho de Cora Coralina

O Caminho de Cora Coralina é uma rota turística que une cultura, poesia e natureza, que encanta com suas belezas do cerrado goiano e homenageia a poesia brasileira. Esse trajeto atravessa o coração de Goiás e oferece uma experiência singular para aqueles que estão dispostos a explorá-lo.

Hoje vamos contar um pouco sobre essa história e as cidades que fazem parte do Caminho de Cora Coralina.

Quem foi Cora Coralina?

Esse é o pseudônimo e a assinatura artística de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em 1889 na cidade de Goiás, que marcou uma revolução na literatura brasileira com seus poemas e contos.

Reconhecida como uma das mais importantes escritoras da história nacional, Cora Coralina foi a mente por trás de obras icônicas como “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, “Vintém de Cobre” e “Estórias da Casa Velha da Ponte”.

Apesar de ter passado toda sua vida escrevendo, Cora Coralina só publicou seu primeiro livro aos 75 anos, em 1965. Seu sucesso foi tamanho que colocou a poesia goiana no cenário internacional.

Após sua morte em 1985, seu legado perdura, como evidenciado pelo Caminho de Cora Coralina, que presta homenagem à sua vida e obra, passando por sua antiga residência e outros locais significativos de sua trajetória.

Caminho de Cora Coralina: o único caminho de poesias do mundo

Embora o turismo popular na região seja recente, o percurso que deu origem ao Caminho de Cora Coralina começou a ser explorado em 1778 por Luís da Cunha Menezes, que registrou sua jornada ao longo desse caminho, marcando seu início.

No século XIX, naturalistas como Johan Emanuel Pohl e Auguste de Saint-Hilaire também percorreram essas trilhas. Mais tarde, no final do mesmo século, o Caminho de Cora Coralina foi oficialmente documentado no Relatório Cruls, elaborado pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil.

Apenas em 2017, o trecho de 300 quilômetros recebeu uma infraestrutura dedicada aos visitantes e foi oficialmente nomeado, através do apoio da Agência Estadual de Turismo. Logo surgiu a Associação Caminho de Cora Coralina que é atualmente composta por mais de 30 estabelecimentos e empreendedores ao longo do percurso, comprometidos em fornecer o melhor suporte aos aventureiros.

O Caminho de Cora Coralina tem início em Corumbá de Goiás e passa pelas cidades de Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás. Sua rota conecta cinco unidades de conservação, preservando a riqueza natural do Cerrado, e muitos outros encantos do interior de Goiás.

Conheça as 8 cidades que fazem parte do Caminho de Cora Coralina

Corumbá de Goiás

O roteiro começa em às margens do Rio Corumbá, em um município famoso por suas maravilhosas cachoeiras, consideradas algumas das melhores de Goiás. Se você é fã de mergulhos refrescantes e revigorantes, certamente apreciará a visita a pontos como o Salto Corumbá, um parque ecológico que oferece uma visão magnífica das belezas naturais fluviais.

Cocalzinho de Goiás

Separada a apenas 20 quilômetros da primeira parada, essa cidade é banhada por quatro rios: Areias, Corumbá, Verde e Oliveira Costa. Em Cocalzinho de Goiás você vai encontrar cachoeiras incríveis e também a maior caverna de micaxisto do mundo.

A Caverna dos Ecos impressiona por sua imensidão, ela possui gigantescos salões rochosos que são verdadeiras obras de arte da natureza. Além disso, abriga o maior lago subterrâneo da América Latina, o Lago dos Ecos, com 300 metros de comprimento.

Pirenópolis

Pirenópolis tem uma bagagem cultural e histórica imensa, além de fazer parte do Caminho de Cora Coralina, o município tem seu centro histórico tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Sem contar nas suas belezas naturais que são um atrativo a parte.

Em nosso blog contamos mais sobre a história, cultura e natureza essa cidade.

São Francisco de Goiás

Essa é uma cidade histórica, com mais de 200 anos. São Francisco de Goiás é a casa da Associação do Caminho de Cora Coralina, que organiza e mantém toda a estrutura do percurso.

Vale lembrar que a cidade esbanja simpatia com suas construções maravilhosas, verdadeiros exemplares da arquitetura antiga brasileira.

Jaraguá

A cidade perfeita para quem gosta de explorar a natureza. O ecoturismo tem força por causa do Parque Ecológico da Serra do Jaraguá, composto por trilhas para todos os gostos, durações e níveis de dificuldade. Não deixe de passar pelo centro da cidade e conhecer as charmosas igrejas.

Itaguari

Uma cidade pequena, mas com boas opções de passeios. É possível visitar cachoeiras ou passear pelo centro ou se refrescar no rio que passa pelo município.

Itaberaí

Agraciada pela natureza Itaberaí conta com o Rio das Pedras que forma paisagens maravilhosas. Além disso, é cercada por serras como a Serra das Fazendinhas, a Serra das Lages e uma parte da Serra dos Pireneus.

Cidade de Goiás

Para fechar o passeio pelo Caminho de Cora Coralina, a Cidade de Goiás carrega a história de uma antiga capital do estado, preservando a arquitetura do centro da cidade. Por esse motivo, a cidade também está na lista dos Patrimônios Históricos Nacionais.

É na Cidade de Goiás que fica localizado o memorial dedicado a Cora Coralina, onde você pode visitar a casa e o museu da autora.

Quando vier a Goiás se hospede em Pirenópolis

Se hospedando no Piri Cabanas você não apenas desfruta de uma estadia confortável e acolhedora, mas também tem a oportunidade de vivenciar toda a beleza e autenticidade que Goiás tem a oferecer.

O complexo possui cabanas exclusivas e personalizadas, que oferecem comodidades incríveis e uma conexão com a natureza sem igual. No PiriCabanas, sua estadia será verdadeiramente encantadora.

 

Relacionados