As igrejas de Pirenópolis são um atrativo a parte na cidade. Além de seu valioso patrimônio histórico, a cidade oferece uma série de atrativos naturais e culturais que a tornam um destino turístico popular.
Pirenópolis é uma cidade encantadora situada no interior do estado de Goiás, Brasil. É um município histórico, e um dos pioneiros no Estado de Goiás. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou a cidade em 1989, e ela conta com um Centro Histórico cheio de casarões e igrejas do século XVIII.
Entre seus destaques mais marcantes estão as ruas de paralelepípedos, as construções coloniais bem preservadas e as igrejas centenárias de Pirenópolis. Se você gosta de conhecer igrejas durante as suas viagens, separamos algumas dicas de igrejas em Pirenópolis para você conhecer.
Tópicos
ToggleIgreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Matriz de Pirenópolis é uma das mais significativas construções do patrimônio brasileiro. Foi erguida utilizando a ancestral técnica da taipa de pilão, somente as torres mais altas foram construídas de adobe. Consagrada a Nossa Senhora do Rosário, sua venerada imagem chegou a Pirenópolis em 1727, tornando-se a padroeira da cidade.
A imponente igreja está em uma posição de destaque na cidade, ligeiramente inclinada em direção ao Rio das Almas e voltada para a Serra dos Pirineus. Além de ser um monumento nacional e o principal ícone do patrimônio histórico local, sua importância transcende sua natureza arquitetônica e religiosa.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim foi erguida entre os anos de 1750 e 1754, a igreja é adornada por três altares, sendo o principal localizado ao centro e os dois menores nas laterais. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim foi trazida de Salvador para Pirenópolis em um comboio de escravos.
Um detalhe curioso sobre a igreja é uma tradição local que diz que se alguém olhar nos espelhos presentes dentro do nicho e não encontrar seu reflexo, morrerá rapidamente. Por essa razão, os habitantes de Pirenópolis evitam olhar nesses espelhos.
Igreja e Museu Nossa Senhora do Carmo
Erguida em 1750, a igreja encontra-se situada às margens direitas do Rio das Almas. A partir de 1998, a equipe realizou diversas melhorias com o objetivo de adaptar o local para abrigar e exibir o acervo sacro, o folclore e as manifestações religiosas de maneira mais adequada.
O museu, como um espaço cultural da cidade, reforça e amplia o compromisso de preservar viva a memória e a cultura da região.
Os turistas também apreciam muito o artesanato local, especialmente as peças em cerâmica e em madeira, que refletem a rica cultura da região.
Além disso, ao longo do ano, a cidade abriga eventos culturais e religiosos, tais como a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, com suas procissões e manifestações folclóricas, e o Festival Gastronômico de Pirenópolis, que destaca a rica culinária local.
Além das exuberantes igrejas em Pirenópolis, outra grande atração é o Piri Park. Um destino que é ideal para famílias, amigos e todos que amam aventuras ao ar livre. Com diversas atividades que vão desde áreas para piqueniques até trilhas ecológicas, o Piri Park proporciona uma experiência única para todos os seus visitantes.
Não deixe de conhecer a rica cultura de Pirenópolis!